domingo, 27 de fevereiro de 2011

Liberando Acesso Root e Desinstalando Aplicativos de Fábrica no Milestone 2

É bem verdade que estamos um pouco afastados do hobby, tenho que atribuir a culpa a alguns fatores normais da vida cotidiana, mudança de QTH e ainda nem instalei a antena, nova função no trabalho, mas nada que não se normalize durante o ano.

Este tópico parece que não tem nada a ver com nosso hobby porém este pensamento é um ledo engano, pois trata-se de um equipamento de recepção e transmissão, um smartphone, que também é um Rádio e para quem utiliza o ECHOLINK ou outro aplicativo escanner, direciona ainda mais para o lado do Radioamadorismo, por isso a partir de agora tudo o que relacionar o Radioamadorismo com Smartphone, especificamente os com sistema operacional ANDROID, postarei no nosso blog.

Não irei tratar ainda da utilização do ECHOLINK, pois basta instalar pelo “Market” e sair usando é muito intuitivo, mas outra hora faremos umas considerações!

Falaremos primeiramente do roteamento do Motorola Milestone 2 e para quem adquiriu o mesmo pela operadora TIM, daremos a dica de como desinstalar os aplicativos e o logotipo de inicialização que vem residentes no sistema do aparelho.

Antes de tudo quero deixar bem claro que qualquer modificação é de sua total responsabilidade, não me responsabilize por seus erros, os procedimentos aqui descritos foram efetuado por mim e não tive nenhum problema, quero facilitar sua vida mais qualquer duvida maior ou menor procure no google! Fique certo também, que você perderá a garantia!

Serei o mais prático possível e colocarei na forma de passos para agilizar o processo.

Com relação aos créditos deixo claro que não criei nada, garimpei tudo no google e existe muitos sites e listas que tratam sobre o assunto, mas não as duas dicas juntas e o que achei mais plausível e menos arriscado, no sentido de não transformar meu smartphone em peso de papel disponibilizo agora!

OBTENDO PODERES DE ROOT

1º Instale pelo Market o aplicativo BusyBox não execute;

2º Baixe pelo navegador o aplicativo Z4root no aplicativo “Arquivos” do próprio smartphone, localize o Z4root e instale, não execute-o ainda!

3º No smartphone abra: Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento e “marque” Depuração USB;

4º Execute o aplicativo Z4root, clique em root, aguarde alguns segundos, o smartphone irá reiniciar e depois estará com todos os poderes do Superusuário!!


DESINSTALANDO OS APLICATIVOS DA OPERADORA


Este procedimento serve também para desinstalar aplicativo que vem de fábrica no smartphone como exemplo: quando tinha o Milestone 1 retirei o MOTONAV para ter mais espaço para instalação de outros aplicativos!


1º Instale pelo Market o aplicativo “Root Explorer”, é um gerenciador de arquivos que será usado como superusuário por isso ao executá-lo autorize-o conforme for solicitado!

2º No diretório raiz, irá aparecer na parte superior do aplicativo o “ / ”, procure pelo subdiretório “/system” e dentro desta procure por “app”, no caso na barra superior estará indicado “/system/app”, este é o diretório onde ficam acondicionados os aplicativos instalados de fábrica!

3º Procure por “TimWidgetContainer.apk”, clique nele e copie para o cartão SD, no caso “/sdcard”;

4º Retorne para “/system/app” e clique novamente em “TimWidgetContainer.apk” só que desta vez DELETE, se aparecer uma mensagem informando alguma coisa sobre leitura e/ou escrita, aperte em “Mount R/W” e DELETE novamente, não haverá perdão!!

5º Retorne ao diretório “/sdcard”, aperte em “TimWidgetContainer.apk” e em “INSTALL”, não se preocupe o procedimento é instalar mesmo!!

6º Vá em “Configurações > Aplicativos > Gerenciar aplicativos > Todos” e procure pelo ícone da TIM e finalmente Desinstalar!!!


DELETANDO O LOGOTIPO DE INICIALIZAÇÃO DA OPERADORA


1º Execute o aplicativo “Root Explorer”

2º Vá ao diretório “/system/media”

3º Procure por “bootanimation.zip” e DELETE

4º Reinicie o smartphone e o logo da TIM não aparecerá mais, apenas “ANDROID” aparecerá como um grito de liberdade!!!

Afinal você pagou pelo smartphone, faça você mesmo, o que quiser com ele!!!!

Mas cuidado para não transformá-lo em um belo e caro peso de papel tecnológico!!!

5 comentários:

  1. Essa dica também funciona para o Milestone 3?

    ResponderExcluir
  2. Consegui fazer apenas o logotipo da TIM desaparecer. Os aplicativos PORTAL TIM, TIM BUSCA, TIM ESPORTE, TIM GAMES, TIM MUSICA e TIM CAFÉ não desaparecerem depois de deletar o TimWidgetContainer.apk. Tem algo a mais a fazer ou é assim mesmo?
    Obs: Baixei o “Root Explorer” no 4shared pois no "Play Store" é cobrado.

    ResponderExcluir
  3. Hey is there anyway I could meet up with you and you help me root my phone. I live in Belem. Email me if you can! revmlbennett@gmail.com

    ResponderExcluir